Resenha Mensagem a Garcia
RESENHA: UMA MENSAGEM A GARCIA
MARÇO/ 2014
RESENHA: UMA MENSAGEM A GARCIA
O texto “Mensagem a Garcia”, escrito em 1899 por Elbert Hubbard, faz uma reflexão sobre o comportamento das pessoas de sua época, em relação à falta de iniciativa, de proatividade e de qualidade na execução de tarefas, principalmente no ambiente do trabalho. Como cenário, ele usa de uma história a respeito de uma mensagem de um Presidente, que deve ser entregue a um General de nome Garcia, que está isolado em Cuba e incomunicável. É designado um homem chamado Rowan, que é mencionado como o único capaz de cumprir tal missão, e que de fato o faz, sem fazer pergunta alguma, enfrentando diversos desafios.
Um ponto interessante é como o autor descreve um comportamento de mais de um século, nos Estados Unidos, e sua semelhança com o que vemos hoje no Brasil, assim como em todo lugar, dessa falta de empenho, de responsabilidade e de iniciativa, no ambiente de trabalho. Há uma massa de acomodados…
Há momentos onde a visão do autor, pode ser considerada um tanto “pró-patrões” e praticamente nivela todos (os supostos subordinados) a idiotas ignorantes. Mas há cem anos, no embalo da revolução industrial, tratar a classe operária desta forma não era visto com o mesmo espanto de hoje. Mas também exalta e convoca aqueles que se mostram mais à semelhança de Rowan…
Entendemos que, como no texto de 1899 e assim como nas empresas modernas, busca-se profissionais que não tenham medo, que enfrentem desafios e apresentem soluções e espelhar-se em Rowan é ser capaz de fazer a diferença em qualquer sociedade, e isso se destaca.