Analise do Mercado Concorrencial
Introdução 3
Escolha dos concorrentes 3
Matriz de Fatores 3
Matriz Força X Potencial 5
Análises Estratégicas 7
Estratégia Competitiva Genérica 7
Análise Estratégica Genérica Banco Itaú S/A 8
Análise Estratégica Genérica dos Concorrentes 10
Forças Competitivas Banco Itaú S/A 10
Análise das Competências Essenciais/Centrais 12
Análise da Cadeia e Sistema de Valor 13
Análise Comparativa entre os Concorrentes 15
Swot 17
Variáveis Endógenas 18
Variáveis Exógenas 19
Conclusão 21
Bibliografia 21
Introdução
O setor bancário brasileiro apresenta alto índice de competitividade, com tanta similaridade entre os produtos e serviços prestados. É um desafio constante para todas as empresas participantes, a tarefa de retenção dos clientes. Para conquistar a fidelização, os bancos devem entender os valores e as necessidades dos clientes, e oferecer serviços diferenciados. A exigência de diferenciação entre os concorrentes é cada vez mais relevante.
A Análise de Mercado Concorrencial é uma ferramenta que resulta em uma visão panorâmica do ambiente externo. É um processo pelo qual a empresa estuda e acompanha todas as movimentações do mercado e avalia como pode ser influenciada pelas variáveis. Quanto maior o conhecimento que a empresa possui dos seus concorrentes e das movimentações do mercado, mais fácil será o posicionamento, a tomada de decisão e a previsão de novas tendências.
A empresa-foco neste trabalho será o banco Itaú-Unibanco SA, limitando-se à área de varejo.
Escolha dos concorrentes
O estudo da escolha dos concorrentes tem como objetivo identificar quais empresas serão analisadas e monitoradas. Logo, esta fase do planejamento visa diminuir o esforço despendido para a análise concorrencial, uma vez que somente algumas empresas serão priorizadas.
As empresas citadas nesta fase foram definidas com base na similaridade de características com a empresa foco. Na Matriz de Fatores foi avaliada a relação de