literatura e realidade
A Literatura e a Realidade
Alberto Juliano Freitas
N°42
1D
São Paulo, 2014
Introdução
No programa “Bom Dia São Paulo” da Rede Globo de televisão no dia 12/03/14, foi exibida uma reportagem que relatava sobre alunos do 6º e 7º ano estarem vendo lições passadas no ano anterior em suas apostilas. As apostilas eram exatamente iguais exceto a capa, sendo o conteúdo do 6º ano estar da mesma maneira na do 7º. Uma funcionaria da Secretaria de Educação de Barueri disse em resposta a uma mãe revoltada com a situação que não era erro de gráfica. Em nota a editora Brasil Cultural disse que cumpriu rigorosamente as exigências das alterações da secretaria Municipal de Educação da cidade de Barueri. A explicação dada pela prefeitura foi que o conteúdo das apostilas precisou ser adiantado nos anos passados e acabou se repetindo no ano seguinte. As disciplinas afetadas foram português e matemática.
A Literatura e a Realidade
A literatura vem sendo comparada com a realidade desde os tempos antes de Cristo. Ela é de certa maneira como a mitologia que não é necessariamente uma mentira, mas sim a maneira de como a verdade era vista na época. A principio a literatura era vista como uma copia da realidade, mas, foi notado que a arte não é fiel ao real. Um exemplo pode ser pinturas que é um corte do real só que é a visão do artista em comparação a realidade. Um autor pode inventar varias histórias. Os autores quando criam suas histórias sempre estão com o objetivo de fazê-la parecer real, quererem passar uma mensagem aos leitores, dentre outras coisas. Muitas vezes a literatura nos dias atuais, é usada para fazer uma critica a como o mundo é hoje.
A literatura e a educação
Muitas criticas são feitas a educação, como as pessoas agem na atualidade. Os autores querem passar uma mensagem ou simplesmente colocar seu ponto de vista. A literatura é algo para