Literatura e uma arte
Tema: Literatura
Literatura é na sua essência, o que se chama de instrução, sendo que esta é como que uma compilação de conhecimento apresentada sob a forma de plavras, seja um conjunto de livros de literatura portuguesa, inglesa e etc. na literatura vemos a transformação de texto normal, num mais artístico, científico ou simplesmente literário.
Para que a Literatura, como pode ser chamada de ser produzida, e geralmente, é por pessoas (escritores), que tenham em si as regras utilizadas na escrita de um bom texto. Estas regras devem respeitar a gramática, a boa expressão, um amplo vocabulário e essencialmente, devem demonstrar o Saber que o escritor possui, acerca do tema que trata.
A aplicação destas regras, deve ser realizada de acordo, com o tipo de obra que se pretende produzir, assim as regras aplicadas a um romance, não serão as mesmas utilizadas para um poema ou livro com um foro mais técnico. Não se utiliza para um romance as mesmas técnicas científicas, palavras, termos e linguagem, que se utiliza para um manual técnico.
Quando se fala de literatura, existe sempre um nome associado a cada um dos livros a que nos referimos, o nome do escritor responsável pela sua criação. Este, para além de nós leitores tem o papel mais importante, nesta troca de Saber, pois ele tem o dom de conseguir através de uma aparente facilidade na ordenação de palavras, transportar-nos para outros mundos, épocas e até mesmo ensinar-nos acerca de temas que não aprendemos na escola.
As palavras em si, podem ultrapassar até mesmo ultrapassar o limite dos seus significados associados, e podem assim conquistar novas possibilidades de perceber a realidade, que o escritor pretende evidenciar. O caminho que a literatura percorre é o que o artista (escritor) sente, escolhe e através da manipulação das palavras, a escrita capta a realidade através dos sentimentos, exploração fonética, semântica, sintácticas e síntese.
Tal como a música, a pintura e