Como fazer resumo resenha
É a condensação de conteúdo, sem análise crítica ou interpretação. Deve ter o mesmo vocabulário do autor e seguir a mesma ordem do texto.
O resumo deve ter:
a) brevidade;
b) claridade;
c) fidelidade.
[pic]RESENHA
Não deixa de ser uma condensação do texto, mas também há a análise interpretativa do texto lido. É um resumo crítico, pois deve existir uma apreciação crítica sobre a obra.
Como fazer a resenha?
Primeiramente deve-se resumir o conteúdo e depois fazer a transição para a crítica, seguindo o esquema:
a) introdução;
b) desenvolvimento;
c) conclusão;
d) crítica (quando for feita a parte).
A resenha é muito utilizada em jornais e revistas. Se não houver segurança no tema é melhor chamar o trabalho de comentário ou fichamento.
[pic]Diferença entre Resumo e Resenha
Alguns dicionários afirmam que resenha é uma "apreciação breve de um livro ou de um escrito", "texto breve, com apresentação e exame crítico de um livro ou de um escrito" e deve ser feita com base em algo que você leu, sendo permitido opinar (opiniões próprias) de forma crítica. Há certa controversa com relação ao conceito dicionarístico, já que a resenha pode ser elaborada com base em produções cinematográficas, por exemplo. Mas, o importante é que a finalidade básica da resenha é fazer uma análise, um exame, para em seguida emitir um julgamento, uma opinião. Toda resenha deve conter (a) um resumo, (b) uma análise, e (c) um julgamento. De acordo com o Prof. Dr. Pedro Cezar Dutra Fonseca, a “resenha é um trabalho de síntese que revistas e jornais científicos publicam geralmente logo após a edição de uma obra, com o objetivo de divulgá-la. Não se trata de um simples resumo. O resumo deve se limitar ao conteúdo do trabalho, sem qualquer julgamento de valor. Já a resenha vai além, resume a obra e faz uma avaliação sobre ela, apresentando suas linhas básicas, deve avaliá-la, mostrando seus pontos fortes e fracos. A resenha pode ser de um ou