Resenha crítica do documentário Atlântico Negro - Na rota dos Orixás
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MORRINHOS
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA III
ANA KAROLINA DOS SANTOS
RESENHA CRÍTICA
MORRINHOS
2014
ANA KAROLINA DOS SANTOS
RESENHA CRÍTICA
Resenha Crítica apresentada a Disciplina de História da África como quesito parcial de avaliação do 3° Bimestre, ministrado pelo Professor; Ms: Allysson Garcia.
MORRINHOS
2014
BALOGUN, Ola, e AGUESSY, Honorat, SOW I. , Alpha. Introdução à cultura africana. Lisboa, Portugal, 1977.
Atlântico Negro - Na rota dos Orixás (Documentário). Renato Barbieri, 1998.
Disponivel em: http://www.youtube.com/watch?v=riY_OkEtfos, Acesso em: 04 de Setembro de 2014.
Resenhado por Ana Karolina dos Santos, acadêmica do curso de História III UNU Morrinhos, da Universidade Estadual de Goiás.
Através do documentário “Atlântico Negro na rota dos Orixás” é possível observar as relações culturais entre Brasil e África nos fazendo perceber essas semelhanças e a influência de uma cultura na outra. Erramos ao acreditar na originalidade de nosso povo com “traços” europeus, enquanto aniquilávamos e desprezávamos a cultura de um povo que tanto fez por nossas terras, sem ter o mínimo de reconhecimento. Sendo assim a cultura afro sofre muito preconceito principalmente na religião, que é vista pela sociedade como algo do mau. É possível observar um pouco sobre o litoral de Benin lugar esse de onde muitos negros foram trazidos para o Brasil e escravizados. O documentário mostra dois lideres de terreiros, um no Brasil (pai Euclides) e outro em Benim.
Entende-se à partir do vídeo, a influência africana na cultura brasileira, na religião, por exemplo, nas roupas coloridas, nas comidas, nas músicas alegres e “requebrantes”. Da mesma forma há influência da cultura brasileira na cultura da/na África. Então partindo desses