cesario verde
No poema "Cristalizações" Cesário Verde compõe 17 quadras onde os 3 primeiros versos de cada quadra são compostos por 12 sílabas métricas (alexandrinos) e o 4 verso é composto por 6 sílabas métricas (hexassílado).O esquema de rima é ABBA, com rima é interpolada no 1º e 4º versos e emparelhada no 2º e 3º versos.
Cesário divide o poema em 6 partes. Na primeira parte, as duas primeiras estrofes começa por revelar o seu estado emocional, desabafando, transmitindo-se agitado, ansioso, contrariado, com dor de cabeça e impaçiente. Na segunda parte, estrofes 3 e 4, fala-nos da miserável situação de uma engomadeira tuberculosa. Na terceira parte, da estrofe 5 à 12, tenta relacionar tempestuosamente a imprensa e o sujeito. Na quarta parte, estrofes 13 e 14, o poeta descreve-nos novamente a situação dramatica da engomadeira abandonada. Na quinta parte, estrofes 15 e 16, o poeta tenta-se conformar com a sua situação e ironicamente confronta-se. Por fim na 6 parte, a última estrofe, o poeta faz um paralelismo entre a sua situção atual e a da engomadeira.
Neste poema Cesário Verde acenua a crítica através do uso de figuras de estilo como por exemplo a adjectivação, quando transmite o seu estado no primeiro verso da primeira estrofe, a ironia, quando critica sobretudo a sociedade, por exemplo na estrofe seis nos versos 3 e 4, a exclamação, a interrogação e o uso de advérbios expressovos. São os recursos estilísticos que mais se encontram nneste poema.
Podem-se observar também algumas influências que são e também iriam ser importantes para a literatura portuguesa, como o