cesario verde
Biografia
José Joaquim Cesário Verde nasceu em 25 de Fevereiro de 1855, na Rua da Padaria, bem próximo da Sé de Lisboa. Ainda jovem, começa por ajudar o pai na sua loja de ferragens da Baixa lisboeta. Em 1873, com 18 anos, matricula-se no Curso Superior de Letras (que frequenta apenas por alguns meses). Nesse mesmo ano começa a publicar os seus primeiros poemas no Diário de Notícias, e nos anos seguintes nos jornais Ocidente (de Lisboa), Diário da Tarde, Renascença, Tribuna e Jornal de Viagens (do Porto) e Mosaico (Coimbra), entre outros. Depois de ter publicado "O sentimento dum ocidental", em 1880, cujas críticas não lhe foram favoráveis, deixa de publicar durante quatro anos, para se dedicar em exclusivo à vida prática.
O pai, José Anastácio Verde, abastado burguês, era comerciante e lavrador: além de se ocupar da sua loja de ferragens, na Rua dos Fanqueiros, números 2 a 12 (onde atualmente se encontra uma casa bancária), dedicava-se também à lavoura numa quinta em Linda-a-Pastora, a cerca de dois quilómetros da capital, propriedade da família Verde desde 1797.
Foi na quinta da família que Cesário passou grande parte da sua infância, juntamente com os seus três irmãos, Júlia, Joaquim e Jorge, e na quinta se refugiara por diversas vezes ao longo da sua vida. Foi, portanto, entre esta quinta em Linda-a-Pastora e as várias residências que a família Verde tinha na capital - na Rua dos Fanqueiros, Rua do Salitre, Rua das Trinas, Rua Nova da Palma - que Cesário passou a sua breve vida.
Cesário cresceu num ambiente abastado, senão mesmo rico. Consequência da profissão, e talvez da época, predominava na família um conceito de vida utilitário e mercantil, avesso a preocupações religiosas e estéticas. Assim, Cesário não deve ter recebido formação, pois não se encontra na sua poesia referências a deus nem à vida sobrenatural. E, conforme testemunhos dos seus biógrafos, a capela em Linda-a-Pastora fora adaptada pelo pai do poeta a