resenha maldaner
Um artigo que, de maneira clara e concisa, refere-se a formação de professores de química em todos os níveis, ou melhor dizendo, à forma como professores lecionam química em sala de aula, mostrando a falta de interação entre aluno e professor, onde o mesmo, muitas vezes por ter recebido um ensino deficitário na universidade, acaba repassando isso aos seus alunos, sem se envolver com os problemas e dificuldades que os alunos de fato passam a adquirir com o passar do tempo.
Segundo o autor o problema é que os licenciados que desejam exercer o magistério, ao chegar à universidade recebe apenas o conhecimento específico da matéria de química, o que é muito importante, porém, não é o suficiente, pois dentro da sala de aula, é preciso também, que além do conhecimento da matéria, o professor saiba se relacionar com o aluno, reconhecer suas necessidades e mostrar-lhe que a química é capaz de transformar a natureza e o homem.
No texto o autor diz que é preciso introduzir em tal conhecimento a preocupação com o social em que estamos inseridos, pois o professor também está ali ajudando a formar pensamentos e quem sabe, até mesmo novos profissionais desta área. O professor deve mostrar ao aluno que suas idéias podem sempre estar sofrendo modificações, renovando o que é preciso e mantendo o que vale a pena ser mantido.
Conforme o autor o profissional de química atua em várias áreas, e para obter melhores resultados é preciso recorrer à pesquisa, que pode ajudá-lo muito na produção científica, mas também na transmissão de seus conhecimentos no ensino médio ou mesmo na universidade, refletindo sobre o que é realmente ser um professor, expandido conhecimentos e atualizando a prática pedagógica. Para Maldaner (1999), isto faz com que o aluno possa se envolver