Resenha livro a meta
Livro: A Meta
Autor: Goldratt, Eliyahu M.; Cox, Jeff
Editora: Nobel
O livro “A meta” se trata de um funcionário conhecido como Alex Rogo que é pressionado por seu chefe Bill a entregar os pedidos atrasados em três meses para evitar a falência e sua suposta demissão, para evitar que isto aconteça, ele conta com a ajuda de seu antigo mentor Jonah que lhe questiona sobre qual é a meta de sua empresa, Alex responde que é a eficiência e Jonah volta a lhe questionar, de novo e de novo.
Em uma reunião de negócios das empresas Alex começa a pensar sobre o que ele e Jonah conversaram, Alex percebe que apesar da eficiência das maquinas e funcionários o retorno era mínimo e que a meta de sua empresa é, na verdade, aumentar o lucro e ganhar mais dinheiro.
Então, ele resolve se encontrar com Jonah novamente e juntos eles vão descobrindo os obstáculos que impedia a empresa de gerar lucro, como por exemplo: produzindo peças em excesso, desta forma, Alex percebe que a empresa tinha que produzir de acordo com a demanda, isto é ele tinha que perceber o gargalo e olhar o sistema como um todo não apenas uma parte, como a teoria da fila em que Ron determinava o ritmo e então, tendo em mente as restrições físicas do processo, ele pôde reduzir o inventário sem aumento das despesas operacionais. Jonah também aconselhou Alex a fazer os gargalos trabalharem apenas com o que contribuiria ganho para o dia de hoje.
Quando Alex retorna a fábrica, ele conta para a equipe o seu raciocínio e adota um novo sistema de nomeação das maquinas: os não gargalos, que não atrasavam o processo da fabricação das peças e os gargalos, que necessitavam de mais tempo para finalizar a peça e por isso funcionariam a todo o momento, entre outros. Após essas mudanças a empresa melhorou os resultados significativamente em curto prazo e foi salva do fechamento e Alex recebeu uma proposta para ser o novo diretor da divisão que