RESENHA DO LIVRO "A META"
"A META"
Introdução à Engenharia da Produção
O livro "A Meta" retrata um cotidiano mais que normal na maioria das empresas.
Nesse caso o gerente de fábrica Alex tem como objetivo evitar a falência da sua fábrica, assim evita que a mesma feche por falta de lucratividade. Seu superior, Bill, lhe deu três meses para melhorar o desempenho da fábrica. Alex não mede esforços em encontrar e descobrir modos, para tornar a fábrica competitiva sob sua direção. Nada funcionava de forma produtiva e a vida conjugal de Alex também ia mal, pois não tinha tempo para a família.
Chegou a comunicação de uma reunião e a notícia de melhoramentos na produtividade em todos os locais para evitar a falência da empresa. Alex encontra no aeroporto um amigo, Jonah, que o deixa intrigado de como ele está agindo em sua fábrica.
Na reunião Alex descobre qual é a Meta: ganhar dinheiro. O enfoque é a maximização do resultado da empresa, criando métodos para avaliar como as decisões de produção afetam o lucro.
De acordo com a obra, existem três regras operacionais para o gerenciamento ideal de qualquer fábrica:
1º - GANHO: é uma forma de mensurar o quanto o sistema ganha dinheiro através das vendas de tudo que é produzido;
2º - INVENTÁRIO: o quanto se investe de dinheiro para comprar todo o necessário para produzir algo;
3º - DESPESA OPERACIONAL: o quanto de dinheiro é gasto para transformar o INVENTÁRIO em GANHO.
O livro apresenta as flutuações estatísticas e eventos dependentes. Através disso se é esclarecido que não existe um sistema perfeito de produção: não se pode igualar a demanda com a produtividade, caso isso ocorresse a uma indústria logo ela iria à falência. Os conceitos foram detectados durante uma excursão. Percebeu nesse passeio que existia jovens com passos diferentes, ou seja, as flutuações estatísticas; e notou que o andar de um jovem dependia do ritmo dos outros: eram eventos dependentes.
Através desse raciocínio a equipe adotou um sistema