Resenha do livro A Meta
GOLDRATT, Eliyahu M.; Cox, Jeff. A Meta. Editora Nobel, 2002.
2. BREVE RESUMO DA OBRA
O livro “A Meta“, foi escrito por Eliyahu Goldratt, físico israelense que se tornou consultor de administração e um dos proponentes da Teoria das restrições. Ele afirmava usar o método científico para resolver os problemas das organizações.
Essa obra é um clássico sobre a Teoria das Restrições, no qual relata a história Alex Rogo, gerente de uma fábrica de montagem, que se vê numa situação muito difícil em que corre o risco de ser fechada pela administração da empresa por não estar conseguindo atender às demandas do mercado. Alex, juntamente com sua equipe recebe a difícil missão do Vice-Presidente Bill Peach, de salvá-la em apenas três meses. Inicialmente ele fica sem saber o que fazer para salvar a fábrica, mas há uma reviravolta quando encontra com um antigo professor, o Sr. Jonah, que lhe passa muitas informações que o ajuda a refletir melhor sobre como resolver tais problemas. Ao longo da trama, acaba recorrendo em alguns momentos ao auxílio do Sr. Jonah, que o ajuda a descobrir a verdadeira meta da fábrica e mostra a ele os fundamentos e conceitos da Teoria das Restrições.
Esta fábrica tinha uma boa estrutura e produtividade, mas não conseguiam atingir a meta, que era gerar lucro. Com ajuda de Jonah, consegue desenvolver alguns processos para atingir essa meta. Estes processos estão relacionados com ganho, inventário e despesa operacional, além de estudos sobre eventos dependentes, flutuações estatísticas, recursos com gargalos, que são os recursos cuja capacidade é igual ou menor do que a demanda colocada nele, e sem gargalos, que é qualquer recurso que a capacidade é maior do que a demanda colocada nele, os recursos com gargalo também são chamados de restrições.
O trabalho então era focado nas restrições, mas não somente isso, seria necessário fazer também com que os não gargalos trabalhassem no mesmo ritmo, evitando gerar