Resenha do livro a meta
O filme tem como personagem principal Alex, gerente de uma empresa americana, que não esta apresentando bons resultados de lucratividade e que por esse motivo, esta ameaçada de ser fechada. Juntamente com esse fato, Alex esta enfrentando problemas no casamento.
Alex começa a busca de onde estão os problemas da fábrica, recebe a ajuda um professor que deu aula ele. Nesse encontro Alex fala a ele sobre situação atual da fábrica, sobre o aumento de 36 % de produtividade que a empresa teve, baseado nos robôs industriais, que fazem a produção ser mais rápida e produz com menos custo, e o prazo que seu vice deu.
Jonah (o professor) faz as seguintes questões a Alex: Houve redução total nos custos? Os estoques diminuíram? A empresa obteve lucro?
Alex afirma que não, porém houve um aumento de eficiência da fábrica e o custo de peças diminuiu. Jonah comenta que tão aumento de produtividade não importa, pois se as mudanças advindas com a robotização não aumentarão os lucros da empresa, ela não esta cumnprindo com a meta de qualquer empresa, a de ganhar lucro.
Alex expõe isso aos gerentes que entendem que a meta é ganhar dinheiro, mais ainda não conseguem identificar de que forma resolverão esses problemas.
Para ajudá-los, Jonah indica que se deve se medir a eficiência de cada processo de produção e a capacidade da produção das peças até o fim do processo, com o objetivo de encontrar o gargalo, observar quanto tempo gasta em cada processo, em cada máquina, explorar o Gargalo e elevar a produtividade do Gargalo.
Gargalo é qualquer recurso cuja capacidade de produção seja inferior a demanda. Em outras palavras, o funcionário, ou a máquina que atrasa todo o processo de produção.
Alex se reúne novamente com os gerentes dos setores e determinam 3 passos para se alcançar a Meta (ganhar dinheiro): • Aumentar as vendas; • Cortar as despesas, • Diminuir os estoques. Jonah diz que os Gargalos são quem controlam a produção da fábrica inteira, se ele