Resenha holocausto brasileiro
ESCOLA DE ENFERMAGEM
ENF011 ENFERMAGEM NO CUIDADO A SAÚDE MENTAL
Dhuliane Macedo Damascena
Apreciação Crítica: Holocausto Brasileiro: Vida, genocídio e 60 mil mortos no maior hospício do Brasil
Salvador
2014
Dhuliane Macedo Damascena
Apreciação Crítica: Holocausto Brasileiro: Vida, genocídio e 60 mil mortos no maior hospício do Brasil
Apreciação crítica apresentada ao componente curricular Enfermagem no cuidado a Saúde Mental, para fins avaliativos, sob orientação do docente George Amaral.
Salvador
2014
ARBEX, Daniela. Holocausto Brasileiro . Ed.1. São Paulo: Geração Editorial, 2013.
Holocausto Brasileiro: Vida, genocídio e 60 mil mortos no maior hospício do Brasil, de Daniela Arbex, relata a história de brasileiros que foram vítimas do Colônia, manicômio localizado em Barbacena , Minas Gerais. O livro traz relatos dos trabalhadores e sobreviventes de uma das maiores tragédias da história brasileira no século XX, que retratam a desumanização e as atividades cabulosas que ocorriam dentro do hospício.
Essa triste e arrepiante história traz dados importantes, como as 60.000 mortes de internos, e a superlotação do hospital que em 1930 abriga 5.000 pessoas, em um lugar com capacidade física para 200, trazendo um panorama de como eram as condições do Colônia.
O hospício de Barbacena, foi se transformando em um local para atender os interesses dos poderosos da época, as pessoas eram internadas sem critérios médicos, que por vezes o intuito era fazer a limpeza social , retirando os que ameaçavam ou se revelavam contra o poder público. Muitos na época da