Resenha Hist
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DO PAISAGISMO II
DOCENTE: Chimene Kuhn
Filme: O mercador de Veneza, 2004.
Resenhado por: Glenda Rayllini Cardoso Silva ¹
O Mercador de Veneza é um filme norte-americano produzido em 2004, e dirigido por Michael Radfort baseado na obra de William Shakespeare. O filme se passa na cidade de Veneza, no século XVI, Bassânio é um nobre veneziano que perdeu toda sua herança, e vai até a casa de Antônio pedir dinheiro emprestado para que pudesse tentar se casar com uma bela e rica herdeira chamada Pórcia. Pelo fato de Antônio ser um mercador toda a sua fortuna estava investida numa frota de navios, então ele pede a Bassânio que vá até Veneza fazer um empréstimo com Shylock, um mercenário judeu que concorda em emprestar o dinheiro, mas caso Antônio não o pagasse três mil ducados em três meses ele poderia cortar-lhe uma libra de sua carne, e assim o acordo é acertado.
Ao chegar a Belmonte, Bassânio consegue se casar com a amada, mas logo recebe a notícia de que Antônio perdeu todo seu dinheiro, que não havia conseguido pagar sua dívida e que Shylock queria que o trato fosse cumprido. Assim ele volta para Veneza, enquanto isso Pórcia e Nerissa partem atrás dele, se disfarçam de homens e fingem ser juiz e ajudante.
Mesmo sendo oferecido o dobro da quantia estipulada o vingativo agiota não aceita, preferindo a carne de Antônio, Pórcia interfere como juíza e diz que o trato poderia ser concluído, porém Shylock não iria poder tirar uma só gota de sangue de Antônio, então o agiota não aceita tirar a carne de Antônio e com essa brecha ele é salvo.
Portanto, o filme mostra a questão das diferenças entre religiões, judeu e cristão, também entre classes sociais, principalmente sobre quem tem mais poder sobre o outro, como ainda ocorre nos dias de hoje. E o fato de haver um acordo em que uma pessoa podia cortar uma parte do corpo de outra, que