Resenha do livro meio ambiente familiar
O livro se inicia com uma breve apresentação elaborada pelo Mestre e Doutor, professor Diógenes Gasparini. Em sua apresentação do livro, o professor esclarece que os capítulos irão tratar da discussão que aborda a posição da criança e do adolescente no contexto da Constituição Federal, onde compara a antropologia criminal, de Lombroso, e a sociologial criminal, de Ferri, para dizer qual delas tem razão, onde analisa o meio ambiente familiar como essência no desenvolvimento do seu humano, onde mostra a importância do Direito Privado, do Direito Público e dos Direitos Difusos e Coletivos no processo de evolução da ciência jurídica.
O Professor Diógenes Gasparini ainda esclarece que o livro “Meio Ambiente Familiar” não é apenas uma acusação contra o Estatuto da Criança e do Adolescente ou contra a omissão da Administração Pública na solução do problema do menor abandonado, carente e excluído. É muito mais que isso. É um elenco bem ordenado de idéias, que põe às claras como esse diploma legal ignorou a indispensável participação da família, tanto quanto enfatiza a ausência de medidas afetivas de ordem prática, que propiciem a colaboração familiar na solução do que genericamente se chama: menor infrator. Ademais, indica como solução a ajuda da família na reeducação desses menores.
O livro é composto pela introdução e cinco capítulos, sendo finalizado com a conclusão do autor. No capítulo I, chama-se atenção inicialmente para o descaso que o legislador penal destinou à proteção