Desenvolvimento Sustentável
RESENHA DO LIVRO: AS TRES ECOLOGIAS
SOROCABA
2013
Deise Cristina Kovalski RA: B53217-3
RESENHA DO LIVRO: AS TRES ECOLOGIAS
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de Desenvolvimento Sustentável do Curso de Bacharel em Turismo da Universidade Paulista sob orientação da Profª. Juliana Ribeiro de Lima.
SOROCABA
2013
SUMARIO
RESENHA: AS TRES ECOLOGIAS
1. LEITURA COMPREENSIVA
Felix Guattari aborda no livro: As três ecologias o problema enfrentado pelos seres humanos com o descaso com o meio ambiente, pessoas que estão presas à mesmice divulgada pela mídia e estão deixando o relacionamento familiar e com o mundo se perder. Cita ainda as transformações técnico-científicas pelo qual o mundo está passando e os desequilíbrios ecológicos que comprometem a vivência do ser humano se nada for feito para remediar esta situação. (GUATTARI, 1990, p.7).
O autor fala da ecosofia: a qual ele chama de articulação ético-científica, que engloba o meio ambiente, as relações humanas e a subjetividade humana, e que talvez poderia esclarecer estes problemas. (GUATTARI, 1990, p.8).
As revoluções técnico-científicas permitem que o ser humano tenha mais tempo, mas tempo para que? Para aplicar em atos desnecessários, à ociosidade, a angústia e a neurose, que constitui aspectos negativos, dentre tantas outras, ou à pesquisa, ao desenvolvimento da criatividade, ao enriquecimento do conhecimento, que são considerados aspectos positivos. (GUATTARI, 1990, p. 9).
Por causa de erros humanos, acidentes como o de Chernobyl (1986) aconteceram. Acidente fatal que além de matar milhares de pessoas, deixou outras tantas com câncer e crianças que nasceram defeituosas devido aos efeitos da radioatividade. (GUATTARI, 1990, p.10).
Esse questionamento que o autor