Arte
INTRODUÇÃO
Esta resenha é sobre o livro de Cleo Fante que nos leva a conhecer o fenômeno bullying, violência velada ou explícita existente nos segmentos sociais, principalmente no ambiente escolar, objetivo deste estudo. Nos leva refletir sobre as causas e efeitos do fenômeno, os quais podem marcar prejudicialmente o psicológico, emocional e sócio-educacional do indivíduo. Também esclarece sobre os diferentes tipos de violência, vitimas e comportamentos. Por fim faz uma analise sobre o papel da escola e dos profissionais de educação e busca formas de prevenção desta violência.
RESENHA
FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Verus, 2005.
Cátia Simone Cristofoli [1]
Marta Gomes de Campos 1
A autora Cleo Fante, na introdução do seu livro, mostra-se preocupada com o crescimento da violência entre alunos, não é só a violência explícita, mas conforme a autora principalmente a “violência que se apresenta de forma velada, por meio de um conjunto de comportamentos cruéis, intimidadores e repetitivos, prolongadamente contra uma mesma vítima” (p. 21). Esta violência pode acarretar danos emocionais e psicológicos nos envolvidos com sequelas no decorrer de suas vidas. Também coloca a importância de estratégias para combater esta violência, visto que essa é responsável pela violência explícita que normalmente é geradora de preocupação e debates quando divulgados na mídia.
São relatadas pela autora algumas tragédias escolares de alguns países, inclusive no Brasil, também aponta possíveis causas dessas tragédias.
Cleo Fante inicia o primeiro capítulo definindo o fenômeno bullying de tal forma a não ser confundido com outras formas de violência, trazendo como definição universal “um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento”