Resenha Graciliano
CAMPUS RIBEIRÃO PRETO
FACULDADE DE DIREITO “LAUDO DE CAMARGO”
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
NÚCLEO DE ENSINO PRÁTICO - NEP –
1ª RESENHA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I
Nome do livro: Morte e vida Severina
Numero do livro: 490
Nome do aluno: Elton Michel de Araujo
Etapa: 3ª Sala: 23 H Período: Noturno
1º Semestre / 2015
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA:
Neto, João Cabral de Melo. Morte e vida Severina e outros poemas em voz alta. 9ª Ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1976. 149 p.
Sites acessados:
Info Escola. Disponível em: http://www.infoescola.com/livros/morte-e-vida-severina/ <acesso em 17/03/2015>.
Wikipedia. Disonivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Cabral_de_Melo_Neto <acesso em 17/03/2015>.
REFERENCIA BIOGRAFICA:
João Cabral de Melo Neto nasceu na cidade de Recife em 9 de janeiro de 1920 e faleceu também no Rio de Janeiro em 9 de outubro de 1999. Escritor e poeta também ocupou o cargo de diplomata brasileiro.
Sua obra poética é toda estruturada através do uso de rimas toantes que caracterizam criativa os personagens de suas peças. Membro da academia Brasileira de Letras desde 1968 foi casado com Stella Maria Barbosa de Oliveira com quem teve dois filhos unindo-se posteriormente com a escritora e poetisa Marly de Oliveira.
A respeito de sua obra, muitos autores concordam que João Cabral é o poeta dos antagonismos, por gostar de trabalhar constantemente em suas poesias com sentidos opostos e até cenários e paisagens opostas. Muitos estudiosos apontam que o autor em questão é o maior poeta da terceira fase do modernismo, sendo sua obra uma transição entre surrealismo poético ao construtivismo, buscando de formal essencialmente raciona construir através de palavras sensações, e assim comunicar-se com o leitor por meio delas.
Nordestino, sua obra e sua poesia retratam sempre o cotidiano popular, como um diário que relata e ao mesmo tempo denuncia o esquecimento e as mazelas dificultosas