Pr tica 07
Resumo:
Para extrair o ácido acetilsalicílico e a cafeína presente no comprimido “Melhoral”, utilizamos uma pequena porção deste pulverizado, adicionando Clorofórmio e depois fazendo a separação conseguimos obter a 40 ml de cafeína. A Solução aquosa que ficou no Funil adicionamos HCl e depois de agitar o funil adicionamos CHCl3. Separando obtivemos 40 ml AAS. A cafeína e o AAS foram à chapa e evaporando o solvente obtivemos estes em seu estado puro.
Objetivo:
Extrair ácido acetilsalicílico e cafeína presente no comprimido “Melhoral”.
Materiais utilizados
Béquer de 100 mL
Bastão de vidro
Algodão
Funil de Decantação
Haste e Argola
Erlenmeyer de 100 mL
Funil Analítico
Proveta de 50 mL e 100 mL
Reagentes
Melhoral
CHCl3 (Clorofórmio)
Na2SO4 (Sulfato de Sódio)
Hcl
Procedimento
Para extrair o ácido acetilsalicílico e cafeína foram utilizados alguns comprimidos de Melhoral pulverizados, estes foram misturados com 30 mL de CHCl3 (Clorofórmio) por cerca de 5 minutos, depois transferidos para o funil de decantação utilizando um filtro com algodão para separar a solução dos resíduos. Neste processo adicionando 20 mL de CHCl3 e 20 mL Cloreto de Sódio. Tampar o funil e agitar, abrindo a torneira algumas vezes para eliminar os gases formados. Depois de colocar no suporte e esperar q ocorresse a separação da mistura (esta bifásica, sendo o clorofórmio com a cafeína mais densos, e o menos denso uma solução do sal de sódio correspondente do A.AS.), retiramos o clorofórmio com a cafeína 40mL .
A cafeína retirada adiciona-se 1 colher de sulfato de sódio, fazer uma filtração simples e levar a chapa para que o solvente evapore restando apenas o a cafeína pura.
A solução de sal de sódio que ficou no funil adiciona-se 20 mL de HCl, tampar, agitar e ir abrindo para saída dos gases. Depois adicionamos 30 ml de CHCl3 realizando novamente o processo de agitar. Depois de decantado, a solução mais densa e o clorofórmio mais ácido