PR TICA 07 KIRLENE
2284 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVVENGENHARIA CIVIL
MARIANA BRITTO A. SCHINEIDER
TAISSA BREDA FERRAZ
VINÍCIUS BRITTO VAZ
NICOLE ZELADA
Prática nº 7 (01/04/2014)
Estudo das características ácidas e básicas das substâncias e indicadores ácido-base
Disciplina: Química Experimental
Professora: Kirlene Fernandes
VILA VELHA
01 de abril de 2014
MARIANA BRITTO A. SCHINEIDER
TAISSA BREDA FERRAZ
VINÍCIUS BRITTO VAZ
NICOLE ZELADA
Estudo das características ácidas e básicas das substâncias e indicadores ácido-base
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Civil apresentada a Universidade Vila Velha – UVV, como parte das exigências da Disciplina de Química Experimental sob orientação da Professora Kirlene Fernandes.
VILA VELHA
01 de abril de 2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA 6
PARTE EXPERIMENTAL 7
MATERIAIS E REAGENTES 7
MÉTODOS 8
DISCUSSÃO 11
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 14
INTRODUÇÃO
Soluções ácidas e básicas estão presentes no quotidiano de todos nós. Exemplo muito próximo de ácido é o ácido clorídrico (HCl) presente em nosso estômago que participa da digestão dos alimentos, as frutas azedas como o limão, vinagre, etc. Já as bases podem ser exemplificadas por frutas verdes que possuem o sabor adstringente, como a banana e o caqui verde. Através desses exemplos bastantes presentes no dia-a-dia é possível explicar cientificamente o que são as substâncias ácidas e básicas assim como o pH.
O pH é a concentração de íons H+ em uma determinada solução. Esse índice pode variar de 0 a 14, onde as soluções ácidas tem pH próximo de 0 e as soluções básicas pH próximo de 14. Já as soluções neutras tem pH 7.
Sabemos se o acido é forte pelo seu PH, ácidos tem ph < 7 (menor q sete). Quanto menor o valor do PH mais forte será o acido. Chama-se ácido forte o ácido que se dissocia completamente em solução aquosa a temperatura e pressão constantes. Nessas condições, a concentração de um ácido forte é igual à concentração de íons de