Resenha Gestão de Florestas publicas
Gestão de Florestas públicas, foi um artigo lançado pela editora Meritum no ano de 2007, em Belo Horizonte que tem como autora a Doutora em Direito Edna Cardozo Dias. O artigo discorre sobre o a Lei nº 11. 284 de 2 de março de 2006, que trata da gestão de florestas públicas, criar o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), criar um Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), além de descentralizar a gestão florestal. Essa lei foi criada com o intuído de evitar a grilagem e impedir a privatização e terras públicas. O artigo que em questão, que toma como base a Lei 11.248/2006, trata entre, outros itens, sobre a concessão florestal e o Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS). O primeiro detém importância por ser um processo necessário para obter o direito de explorar florestas públicas, geralmente esse processo dar o direito de explorar os produtos e serviços florestais, o que requer um custo a pessoa jurídica que estiver requerendo a concessão. O segundo, de forma especial, é essencial para a concessão florestal, uma vez que deverá haver neste os parâmetros necessários para que seja lançado, à concessão, pelo poder concedente.
O PMFS deve ser atendido em uma série de itens entre para que esteja viável a concessão Florestal, entre eles podemos citar a necessidade de uma área geograficamente delimitada para reserva permanente dos ecossistemas florestais manejadas, que deve ser de no mínimo 5% da área outorga; outra ponto é a delimitação de unidades de manejo pequenos, médios e grades, que venham atender os pequenos, médios e grandes produtores.
O artigo, e a Lei, em questão também tratam do Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF), esse plano objetiva a descrever todas as florestas públicas que serão submetidas a processos de concessão no ano em que vigorar. De forma que mais tarde serão submetidas à aprovação da Secretaria de Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Após a