METODOLOGIA
Carolina Maria Fioramonti Calixto, Éder Tadeu Gomes Cavalheiro
Originalmente publicado em Química Nova na Escola, vol. 34, n. 3, agosto 2012
Apoio: Sociedade Brasileira de Química
Edição: Leila Cardoso Teruya
Coordenação: Guilherme Andrade Marson
O objetivo geral deste trabalho é oferecer subsídios teóricos para que o professor de ensino médio, ou mesmo de química orgânica em nível superior, possa discutir a influência de eventos científicos na história e vice-versa.
Pode ocorrer que uma descoberta científica significativa não seja transformada em benefício para a sociedade até que um dado fato ou momento histórico reforce a sua real necessidade e as dificuldades para essa transformação sejam contornadas, mesmo que à custa de esforços das pessoas envolvidas e investimentos financeiros. Entretanto, o mais comum é que ocorra o inverso, quando uma necessidade gera esforço e investimento para a solução do problema.
O foco específico deste trabalho é a descoberta da penicilina como um produto natural, seguida das dificuldades de sua produção em massa e a influência de um evento histórico – no caso, a II Guerra Mundial – no desenvolvimento científico, pois a necessidade de antibióticos para tratamento dos soldados feridos motivou investimentos do governo americano e esforços da sociedade civil e da comunidade científica em prol da busca de meios para tal produção. Finalmente pode-se destacar a determinação estrutural da penicilina, que possibilitou – e continua possibilitando – modificações estruturais com o propósito de contornar o problema da resistência dos microorganismos ao produto natural e às modificações iniciais.
Tal exemplo pode se prestar tanto para aulas de química como de disciplinas correlacionadas como farmácia, biologia, medicina, medicina veterinária e outras.
Todos os conceitos e as informações decorrentes da descoberta, obtenção, estrutura e atividade