Drible
EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA
BEATRIZ TONDIN DE SOUZA
FELIPE CHRYSTOPHER BITENCOURT
HELEN CRISTINA PATRICIO DE OLIVEIRA
JEDIANE TEIXEIRA VIEBRANTZ
JULIO CÉSAR FREITAS MARCON
FUNDAMENTO DRIBLE
CRICIUMA, SETEMBRO DE 2014.
CITAÇÕES
Garcia e Faílla (1986 Vol I) definem drible como a técnica de iludir o adversário; Tem a finalidade de ultrapassá-lo sem perder a posse, o domínio da bola e estar em perfeito equilíbrio.
Já Lucena (1994) define como a ação individual exercida com a posse de bola, visando subsidiar um oponente tentando ultrapassá-lo.
Mussalem (sd) diz que os dribles são executados com a bola nos pés do atleta para conduzir ou ultrapassar um adversário sempre de posse da bola.
ATIVIDADES:
Faixa etária de 6 a 10 anos:
Balão: Dividir a turma em duas equipes, uma equipe ganhará um balão para cada individuo e um barbante para amarrar no balão e em uma das pernas e a outra equipe não. Ao aviso do professor os alunos da equipe que não possuem balão tentaram estourar os que têm balão, e os que têm balão devem protegê-lo.
Circuito: Os alunos deveram passar por um circuito proposto pelo professor.
1° - Passar a bola dentro do bambolê.
2º - Fazer zigue e zague nos cones.
3º - Dar a volta num bambolê e voltar para fila.
Obs: No caso de muitos alunos montar 2 circuitos para que todos possam participar mais rapidamente.
Galinha Driblo: Os alunos formam um círculo e um fica de fora, os que formarem o circulo escolhem um numero de 1 a 12 (respectivo as horas) e o que ficou de fora da a volta levando a bola com o pé ao redor do círculo, ele pergunta: “a galinha driblo?” E os outros falam: “Não deve dizer pro vovô”, ele pergunta novamente: “ela dribla amanhã?”, e eles respondem: “não sei vou ver”, e ele responde: “ela dribla a uma? As duas?“ e assim sucessivamente até descobrir que hora o grupo escolheu. Quando falar a