Progressao pedagogica do drible no basquetebol
Ricardo Ferreira
João Teixeira
Thomas Cruz
O drible é um fundamento com a bola e é a forma pela qual o aluno se desloca pela quadra com a sua posse, sem infringir as regras do jogo. O drible é o ato de bater bola, impulsionando-a contra o solo com uma das mãos. A execução do drible pode ser descrita da seguinte maneira: a mão do drible é apoiada sobre a bola; com os dedos apontando para a frente; tronco ligeiramente inclinado à frente; pernas em afastamento ântero-posterior, sendo que à frente se coloca a perna oposta à mão do drible (drible com a mão direita - perna esquerda à frente/drible com a mão esquerda – perna direita à frente). O drible é executado com movimentos coordenados de braço, antebraço, punho e mãos. A bola é empurrada de encontro ao solo, com um movimento de extensão do braço e ligeira flexão do punho ao seu final. A força empregada deverá ser tal que a bola retorna ao mesmo ponto de onde se originou o movimento, para que receba novo impulso. Nesta fase ascendente da bola haverá nova flexão do braço e a mão vai se apoiar sobre a bola para reiniciar o drible. Os movimentos serão contínuos e o olhar volta-se para à frente, e não para a bola.
O drible tem diferentes formas de ser executado, tais como: o baixo, o alto, para a frente, para traz, junto ao corpo, afastado do corpo, entre as pernas, cruzando, e tipo hóquei e também temos os dribles em velocidade que são dribles de contra-ataque em que deves dominar a bola em corrida e o outro tipo de drible, é o drible com mudança de direção.
O drible é uma habilidade muito importante que os jogadores devem dominar, mas utilizado menos que o passe, caso se queira um basquetebol dinâmico (DIAZ VÉLEZ, 2000).
Progressão Pedagógica
1º Exercício:
Todos os alunos dispostos separadamente sobre uma linha lateral do espaço de basquetebol.
Ação: De uma lateral à outra:
Drible com deslocamento frontal e dorsal,