Fundamentos basquetebol
BLOQUEIOS DIRECTOS E BLOQUEIOS INDIRECTOS
IVÁN MARTÍN LEÓN
MELHORIA DOS FUNDAMENTOS NOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO Clinic A.B. Lisboa 2010
Design: PlanetaBasket
INTRODUÇÃO Ao ver o programa do clínic e os temas apresentados bem como a sua orientação desde a formação vi-me na obrigação de abordar os bloqueios (um conteúdo táctico que podemos considerar avançado dentro do processo de formação do jogador de basquetebol), desde os seus aspectos mais básicos. Vou tentar relacioná-los com os conhecimentos e fundamentos do jogo cuja aprendizagem deve ser prévia: fundamentos técnicos básicos (lançar, passar, driblar), 1x1 com e sem bola, jogo por espaços.
JUSTIFICAÇÃO É habitual e tema de larga discussão no basquetebol de formação perguntar-se quando é o momento ideal de introduzir o ensino dos bloqueios. Não existe uma única resposta mas sim algumas reflexões que devemos fazer em conjunto. O aproveitamento de um recurso táctico como o bloqueio, seja directo ou indirecto, requer que os jogadores possuam um conhecimento suficiente do jogo do 1x1 com drible, do saber jogar sem bola, da ocupação equilibrada dos espaços e das ajudas ofensivas em situações de comunicação mais simples entre dois jogadores como o passar e cortar, dividir e passar, e de todos os fundamentos técnicos associados. Se acreditarmos que este é o caminho a seguir então podemos dedicar parte do limitado tempo que temos para treinar a introduzir novos conteúdos no jogo da nossa equipa: OS BLOQUEIOS. È igualmente certo que os bloqueios também são um meio para trabalhar algumas situações tácticas que estão relacionadas e também alguns fundamentos técnicos. O lançamento também se treina quando trabalhamos os bloqueios.
CLÍNIC ABL 2010
2
A competição e o facto de defrontarmos equipas que utilizam os bloqueios, pode levar a que tenhamos que introduzir o seu ensino. Não o devemos considerar como um tabu. Temos que aprender a defende-los. Primeiro usando todos os