Fundamentos do basquetebol
O professor criou esse esporte devido a uma necessidade americana, era necessário ter um esporte que pudesse ser praticado durante os meses de inverno, o qual deveria ser executado em um local fechado, pois como o inverno costumava ser muito rigoroso, outros esportes como futebol americano e beisebol não podiam ser praticados.
Logo de início, James descartou a possibilidade de um esporte que utilizasse os pés ou que tivesse muito contato físico, o que tornaria o esporte violento devido as características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira. Foi aí que surgiu o basquete, que é praticado com as mãos e sem muito contato com o adversário. Os fundamentos são:
BANDEJA
ARREMESSO
DEFESA
REBOTE
DRIBLE
PASSE
FINTA
Passe de peito
O passe de peito é aquele em que o jogador traz a bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando o movimento dos braços com o pulso. A bola é mantida sempre à frente do corpo, devendo ser lançada com as mãos na direção do movimento.
Passe picado
O passe picado é muito parecido com o passe de peito, só que a bola deve tocar o chão antes de chegar até as mãos da outra pessoa que vai recebê-la.
Passe por cima da cabeça
Neste passe eleva-se a bola a uma altura acima da cabeça com ambos os braços, sem baixá-los.
Passe gancho
A bola é segurada pela mão que a lançará bem junto ao punho, os dedos devem estar espalhados na bola. Com um passo atrás ou para o lado, dar um salto com um giro no ar simultâneo ao lançamento da bola através de um movimento ao redor do braço.
Passe de ombro
Neste passe, a bola é segurada com ambas as mãos, com os dedos apontados para cima. Os cotovelos devem ser mantidos flexionados, a bola se manterá junto ao corpo com o ombro alto e a execução do passe deve ser feita pela extensão do braço, cotovelo e punho.
Drible
Para