Reformas e protestos do brasil
Reforma Agrária Brasileira
A história da reforma agrária brasileira se iniciou bem tardiamente, no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando a reivindicação pelas “reformas de base” (agrária, urbana, bancária e estudantil)
A reforma agrária é um sistema em que ocorre a divisão de terras, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) são compradas pelo governo que tem por objetivo lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. As famílias que recebem esses lotes, ganham também condições para desenvolver o cultivo: sementes, implantação de irrigação e eletrificação, financiamentos, infraestrutura, assistência social. Tudo isso oferecido pelo governo.
A questão é que a maioria das famílias não receberam e não recebem a infraestrutura necessária para se instalar e produzir no campo.
A maioria dos acampados à espera de terras é gente desempregada que saiu das cidades em busca de um pedaço de terra e não possui experiência com o trabalho no campo. Ou então, pessoas que já foram donos de terra que e por causa de problemas financeiros tiveram de abandonar suas propriedades.
Estes fatos nos mostram que o problema da reforma agrária no Brasil exige uma solução muito mais complexa do que simplesmente distribuir pedaços de terra.
Você sabia?
- No dia 17 de abril comemora-se o Dia Nacional da Luta pela Reforma Agrária.
- No dia 30 de novembro comemora-se o Dia da Reforma Agrária.
MST (MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA)
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária.
Outros países da América Latina como Guatemala, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e República Dominicana passaram pela mesma questão, mas, sem que em nenhum deles o processo de Reforma Agrária tenha sido