aula de drible de basquete
Data: 14/06/2013 R.A: 812782
3ª Etapa
Número do livro: 978-85-204-3180-1
Dicionário de Educação Física e Esporte
Introdução
O autor da obra é Valdir J. Barbanti – 3.ed – Barueri, SP: Manole, 2011, 480 páginas.
Barbanti estudou na Escola de Educação Física da USP, fez especialização em Treinamento Esportivo na Alemanha e recebeu o Ph.D em Educação Física na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física da USP e Diretor da Escola de Educação Física e esportes de Ribeirão Preto. É autor e coautor de quinze livros sobre trteinamento esportivo, aptidão física e condicionamento físico e participa extensivamente de cursos por todo o país.
Resenha
O autor aborda sobre a importância da terminologia na área de Educação Física e do Esporte, pois a terminologia nestes dois segmentos é muito difícil por serem áreas consideradas “ciências integradas”, e como tal, usam termos de outras áreas científicas e muitas vezes de procedência estrangeira. Com a criação da International Organization for Standardization (ISO) em 1946, com a finalidade de normalização da terminologia e dos seus princípios metodológicos, houve um avanço na capacidade de armazenamento da informação com suporte eletrônico e a crescente quantidade de novos conhecimentos.
Barbanti relata também a evolução nas áreas de Educação Física e do Esporte na vida dos brasileiros. A conscientização dos benefícios que a prática da atividade física pode proporcionar às pessoas nos dias de hoje, aumentando assim a necessidade de mais conhecimento na área, mais investigação, e por consequência a necessidade de uma terminologia adequada para atingir os objetivos dos profissionais, estudantes e pessoas em geral.
Conclusão
Este dicionário é fundamental na vida profissional de qualquer pessoa que atue na área de Educação Física e Esporte. Nos livros, artigos, revistas, monografias conceituados, os