Semiótica
Introdução
Não existe ainda uma história, propriamente dita, sobre ergonomia;
Os primeiros estudos sobre o homem em atividade profissional foram realizados por engenheiros, médicos do trabalho e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento.
Mas a concepção é;
É conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário para os engenheiros conceberem ferramentas, máquinas e conjuntos de trabalhos que possam ser utilizados com máximo conforto, segurança e eficiência.
Objetivo da Ergonomia
Proporcionar harmonia entre o homem e o seu trabalho
Integração harmoniosa entre o homem e o seu trabalho, propiciando benefícios como conforto físico e mental. Decorrente desta harmonia, produtividade.
Portanto, o principal objetivo da
Ergonomia é que o funcionário trabalhe com Segurança e Conforto para ciência.
“Ganham: o homem e a empresa.”
Objetos
Os objetos são considerados um meio que o homem possa realizar determinadas funções, e por meios dessas, usufruir benefícios práticos, de conforto e segurança
Reflexões Ergonômicas dos Objetos
A leitura ergonômica é consolidada por reflexões conceituais traduzidas por análises, conclusões e comentários sobre os problemas típicos ergonômicos mais detectados no objetos de configuração física, funcionais e perceptíveis, bem como suas eventuais interfaces recíprocas.
Fatores Ergonômicos
Básicos
Tarefa
É um conjunto de ações humanas que tornam possível um sistema atingir seu objetivo. Segurança
Utilização segura e confiável dos objetos em relação as suas características funcionais, operacionais, perceptíveis, de montagem, fixação e sustentação entre outras.
Conforto
Conforto é uma condição de comodidade e bem-estar. Conceitua-se pela segurança concebida pelo usuário nos níveis físico e sensorial.
Estereotipo Popular
Uso de praticas consagradas, como o