Plano de aula de Basquete
PRÁTICA PEDAGÓGICA
Fundamentos técnicos do Basquete: Manejo de bola, recepção e drible
DISCENTE:ELZIMAR MARIA E MARIA LUIZA
DOSCENTE: PROFESSOR MÁRCIO LOPES DE OLIVEIRA
UBÁ
MINAS GERAIS
2014
Elzimar e Maria Luiza
PRÁTICA PEDAGÓGICA
Fundamentos técnicos do Basquete: Manejo de bola, recepção e drible
Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina Metodologia do Esporte Coletivo I, do Curso de Educação Física da Faculdade Governador Ozanam Coelho, FAGOC.
UBÁ MINAS GERAIS
2014
1-Fundamentação teórica( 3 a 5 minutos)
Nessa aula vamos trabalhar o basquete que é um esporte bastante completo, que exige grande capacidade de explosão física e também de força muscular. Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço. Procuramos algumas pratica pedagógica onde é trabalhada situações do jogo, pois é preciso se ensinar parte por parte dos movimentos.Esse exercício é fundamental para percebermos as dificuldades e facilidades dos alunos, para aprimorá-los na própria realidade do jogo.
Pesquisamos movimentos fácies de ser realizado para um primeiro contato e que dêem resultados proveitosos, como o basquete e um esporte conhecido tiveram facilidade para encontrar diversas atividades e assim escolher as melhores.
1.1 Basquete:
O nome vem do ingles basketball, que significa literalmente "bola na cesta". É um dos desportos mais populares do mundo e que foi inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence