plano de aula basquete
Vivenciar as diferentes formas de drible do basquete.
Eixo Temático: Esporte
Tema: Basquetebol
Tópico: Fundamento Técnico do Basquetebol (drible)
Procedimento Didático:
Parte inicial: O professor realizará uma conversa com os alunos sobre as diversas formas do drible (condução) e sua importância.
Parte principal:
Atividade 1: Separar os alunos em duas filas no fundo da quadra, em cada fila uma bola. Ao som do apito os primeiros alunos de cada fila irá conduzir a bola andando e quicando até o meio da quadra com a mão direita, na volta trocar de mão conduzir a bola e entregar para o próximo da fila.
Atividade 2: A montagem é igual a Primeira atividade, mas a condução da bola será realizada andando e quicando com as duas mãos alternadamente até o meio da quadra, na volta a condução é correndo e quicando a bola com as duas mãos alternadamente.
Atividade 3: A montagem é igual a primeira atividade. Os primeiros alunos de cada fila partem ao som do apito, andando e quicando a bola com a mão direita, de tempos em tempos será soado um novo apito, os alunos param continuam quicando a bola e fazem um giro de 360 graus, feito isto, continuam a condução normalmente. Na volta troca de mão e continua a atividade.
Atividade 4: Zig Zag nos cones. Montagem, duas filas paralelas de cinco cones. Após o sinal do apito os primeiros alunos de cada fila partem andando e quicando a bola com a mão direita fazendo um zig zag por entre os cones, e retornam quicando a bola com a mão esquerda.
Recursos Didáticos: Duas bolas de Basquete, dez cones, apito e quadra.
Avaliação: Observação
Síntese reflexiva da aula: A aula foi pautada na vivencia dos fundamentos técnicos do Basquete (drible), ela foi menos desportiva onde o movimento não precisava ser o mais perfeito. Tornando justificada sua prática nas escolas, pois esta abordagem vai de encontro com o objetivo da educação física que é proporcionar um leque de atividades que contribua para as formações físicas,