INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS PALMEIRA DOS INDIOS
DISCENTE: JOÃO PAULO DOS SANTOS
Metodologia Científica
Palmeira dos Índios – 29/07/2015
Resenha Crítica: Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações
O termo sustentabilidade está cada vez mais presente no ambiente empresarial. A definição de sustentabilidade mais difundida é considera que o desenvolvimento sustentável deve satisfazer às necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. A maioria dos estudos afirma que sustentabilidade é composta de três dimensões que se relacionam: econômica, ambiental e social.
O que predomina, na realidade, apesar de tantos esforços teóricos, é falta de consenso sobre o significado atribuído à sustentabilidade. Atualmente, o discurso dos gestores e dos empreendedores sobre sustentabilidade é dirigido a seus funcionários, ao mercado consumidor, aos concorrentes, aos parceiros, às Organizações entre outros.
O debate acerca do conceito de desenvolvimento é bastante rico no meio acadêmico, principalmente quanto à distinção, entre desenvolvimento e crescimento econômico, pois muitos autores atribuem apenas os incrementos constantes no nível de renda como condição para chegar ao desenvolvimento, sem, no entanto, se preocuparem em como tais incrementos são distribuídos e como os recursos naturais são utilizados para alcance desses incrementos.
Diante desse cenário e dos acontecimentos mundiais a respeito da sustentabilidade dos recursos naturais, surgiram, a reflexão e o debate sobre a relação entre o meio ambiente e o crescimento que naquele momento, duas posições, a daqueles que apontavam os limites do crescimento e aquelas que afirmavam que a problemática ambiental fora inventada pelos países desenvolvidos para frear a ascensão do Terceiro Mundo.
Com base nessas dimensões, os teóricos afirmam que a dimensão ecológica, ou ambiental, pode ser dividida em três subdimensões. A primeira foca a ciência ambiental e