Resenha gerente minuto
O livro Gerente-Minuto trata-se de uma leitura rápida e objetiva. Descreve técnicas simples de como gerenciar o comportamento das pessoas para obter o desempenho desejado. Utiliza-se de analogias para melhor compreender o conceito de gerenciar pessoas e obter resultados positivos. Na leitura consegue-se observar a simplicidade da técnica, o grande segredo do Gerente-Minuto esta nas pessoas, em seu valor pessoal e como seu comportamento influi diretamente ao resultado esperado.
Para utilizar-se da técnica o autor sugere três tópicos:
Objetivo-Minuto: Consiste em saber de forma sucinta o que se deve fazer e qual o resultado esperado, desta forma o executor da tarefa não terá dificuldade de rever o que já foi feito e o que ainda esta pendente. Trata-se de uma filosofia nada de “surpresas”, onde cada pessoa sabe o que se espera dela. Objetivos-Minuto constitui um instrumento básico para o comportamento produtivo.
Elogio-Minuto: O grande segredo do Gerente-Minuto, flagrar pessoas fazendo algo correto, motivando-as a alcançarem novos objetivos para ganharem novos elogios. O feedback é o motivador número um na obtenção de resultados, destaca-se importante o fato de a maioria dos gerentes realizam o feedback por períodos, frequentemente relatando que o seu resultado não foi o desejado. O Gerente-Minuto usa-se da técnica de flagrar pessoas fazendo a coisa certa, encorajando-as a novos desafios, no momento em que este acontece de forma breve e objetiva. Neste tópico observa-se que o ser humano assim como os animais agem instintivamente, e respondem melhor aos resultados quando lhe é recompensado, cria-se um condicionamento ao comportamento, predispondo ao executor da tarefa a fazer a coisa certa pois será gratificado.
Repreensão-Minuto: Trata-se da observação que o gerente deve ter para com seus funcionários quando os mesmos fazem algo de errado o qual deve ser informado que será avisado quando tiver desempenhando mal as suas