Resenha autor gerente minuto
Blanchard, Kenneth H; Johnson, Spencer. Tradução de Ruy Jungman. O Gerente-Minuto. 30º Edição. Rio de Janeiro: Record, 2009.
A Obra tem como objetivo principal o aumento de produtividade, a lucratividade e a qualidade de vida, e é baseada em três regras básicas: O Objetivo-Minuto; Os Elogios-Minuto e a Repreensão-Minuto.
A Estrutura do livro é bastante simples é dividido em 16 capítulos, de fácil leitura, usa uma parábola como foco narrativo e que pode-se ler todo o livro em menos de 05 horas, totalizando 107 páginas.
Este livro inicia-se com a busca de um jovem brilhante por um gerente eficaz, para isso ele viajou para diversos lugares, entrevistou vários gerentes de grandes e pequenas empresas, da iniciativa privada e de órgãos públicos e não encontrou o que ele queria, até que soube que em uma cidade próxima da sua, existia um gerente altamente eficaz e então resolveu procurá-lo.
Ao encontrá-lo ele deparou-se com o conceito de Gerente-Minuto, algo que nunca tinha ouvido falar e que pela simplicidade da metodologia que baseia-se em três pilares distintos: O Objetivo-Minuto, O Elogio-Minuto e a Repreensão-Minuto.
O Objetivo-Minuto é o primeiro grande segredo, é o alicerce do Gerente-Minuto, baseia-se na filosofia do “nada surpresa”, ou seja, cada pessoa desde o começo sabe exatamente o que deve fazer e o que esperam dela. O Segundo segredo é o Elogio-Minuto, que baseia-se em dizer a pessoa coma antecedência que vai informá-la como está se saindo, elogia imediatamente a pessoa, explicando o que ela fez de certo e como isso ajuda a empresa e as outras pessoas que nela trabalham e encoraja a continuar a proceder assim.
E por último a Repreensão-Minuto que consiste em duas partes: a primeira em repreender imediatamente a pessoa, dizendo a ela o que fez especificamente de errado, informa como se sente em relação a este erro de modo bem claro e para alguns segundo de silêncio embaraçoso para que ela sinta como você se sente. A