resenha fonemas
DISCIPLINA-FUNDAMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
CURSO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ALUNA: SUELLEM FERREIRA DO AMARAL
PROFESSOR- SIDNEY DE SOUZA SILVA
RESENHA
A obra ”Estrutura da Língua Portuguesa” trata-se de um dos trabalhos mais relevantes do gramático Joaquim Mattoso Camara Jr. O livro foi publicado pela primeira vez em 1970, atualmente está em sua 36 edição(Publicado e editado pela Editora vozes de Petrópolis,RJ).
O livro está dividido em três partes compostas por quinze capítulos. No entanto, como o meu objetivo está focado em questões de articulação e fonologia, procuro descrever de modo específico o capítulo 4 - Sons vocais elementares e fonemas e o capítulo 5 - As vogais e as consoantes portuguesas.
No capítulo 4 o autor fala que a linguística se contentou com uma primeira e não-elaborada divisão que chamamos de fonética. Com o linguista russo Baudouin de Courtenay, e nos princípios do séc.20 com o linguista franco-suíço Ferdinand de Saussure e o linguista norte-americano Edward Sapir criou-se, ao lado da vogal elementar,o conceito de fonema. Conceito que no som elementar o que realmente interessa na comunicação linguística é um pequeno número de propriedades articulatórias e acústicas, ou traços e não todo o conjunto da emissão fônica. Cada fonema, cada conjunto de certos traços distintos, opõe entre si as formas da língua.
A definição do fonema dada por Jakobson é as propriedades fônicas simultâneas para o ouvido humano que se usa em uma determinada língua para distinguir vocábulos de significados diferentes.E a definição dada por Leonard Bloomfield, onde produz som de tal maneira que os traços do fonema estão sempre presentes nas ondas sonoras dando importância apenas a