PCC DE COMUNICAÇÃO
RESUMO
A Produção e a Interpretação de textos como meio de comunicação e Interação Social.
Texto é a unidade construída e organizada por um sistema de signos, que é composta por (imagem acústica) e conceito. Podendo ser verbal e não verbal.
Contexto é a situação de uso de um texto. Fonemas são traços sonoros distintos de uma língua, presentes nas palavras. Cada pronúncia indica um fonema.
A língua falada apresenta as seguintes características: É alusiva, apresenta vocabulário próprio para as situações de fala, conta com a presença de um interlocutor.
A língua escrita é planejada, utiliza recursos linguísticos para indicar lugares, datas, descrever fatos e utilizar pronomes.
O s sistemas de conhecimento e processamento textual que o falante utiliza é para ativar um processo de comunicação.
A coerência estabelece o sentido no texto. Em um texto é necessário dois requisitos básicos para que o texto seja coerente: consistência e relevância.
Coesão é um processo de encadeamento de idéias no texto por meio de elementos gramaticais.
Intertextualidade para Júlia Kristeva, inspirada em M. Bakhtin, nos apresenta um processo de elaboração em que todo texto é a transformação de uma multiplicidade de outros textos. Os tipos de intertextualidades são: citação, paráfrase, paródia, epigrafe, tradução de textos.
A elaboração de uma mensagem é pautada em informações que muitas vezes não são desvendadas, exigem do leitor atenção na tarefa de desvendá-las.
Os Pressupostos são mensagens construídas com base nas informações que se explicitam no texto por meio de indicadores lexicais ou de outra natureza.
Os Subentendidos abre espaço para uma suposição, diferente da dedução.
Na alteração de sentido das palavras a denotação, ocorre quando definimos uma palavra no sentido literal (dicionário) reduzindo a gama de interpretação.
A conotação, ocorre quando a proposta de interpretação extrapola o sentido literal. A metáfora é uma linguagem que