PCC de Estudos Gramaticais
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS
Disciplina: LLV 7002 – Estudos Gramaticais
Professor: Dr. Marco Antonio Esteves da Rocha
Estudantes: Bárbara Farias da Silva e Caroline Roese Prates
Relatório da PCC 1
Introdução
Este trabalho pretende analisar e descrever as atividades realizadas no Laboratório de Informática do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina como parte integrante do módulo de PCC da disciplina de Estudos Gramaticais do curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas.
O módulo é composto por oito horas-aula. As atividades em questão consistiram na análise do vocábulo “bastante”, cuja sua classificação gramatical se distingue em advérbio de intensidade, pronome indefinido, substantivo e adjetivo.
Com a supervisão do professor, nós analisamos frases de textos autênticos contidos no corpus do Núcleo Interdisciplinar de Linguística Computacional (doravante, NILC). Mais especificamente, foram selecionados textos classificados como tendo sido produzidos por indivíduos sem especialização em produção textual. Esses textos não passaram por revisão profissional, sendo eles entrevistas semi-corrigidas.
Resenha da literatura
O material consultado para a realização das atividades foi essencialmente composto pelos textos que integram a bibliografia da disciplina. Perini (1995) descreve os pontos falhos das gramáticas portuguesas, as quais constam uma falta de adequação à realidade da língua e um normativismo excessivo. Segundo o autor, as gramáticas apoiam-se em teorias arcaicas.
Nas atividades da PCC, Perini (1995) serviu de fundamento para analisarmos a dificuldade a qual os estudantes enfrentam ao comparar um texto escrito à fala espontânea do dia a dia. Outro aspecto explorado foi a importância do uso de gramáticas, pois há palavras que exigem sua aplicação, como é o caso do termo estudado nessa PCC. “Bastante”