Meios de Comunicação no PCC
Os celulares que chegam clandestinamente nas mãos dos bandidos facilitam tanto a comunicação, que chegou a ser classificado como a principal arma do PCC, já que de trás das grades de grandes penitenciárias várias organizações de crimes já foram realizadas. Várias facções adversárias já foram eliminadas através do uso do aparelho e várias disputas internas foram expandidas de dentro da cadeia mesmo, via o aparelho.
Alem de controlar quase todas as prisões do estado de São Paulo, o PCC esta ampliando o poder e dissipando pelo resto dos estados brasileiros, com a administração do trafico de drogas e os grandes esquemas de extorsão.
O contrabando de telefones nas prisões virou uma industria, vários advogados e visitantes são pegos freqüentemente com celulares escondidos em partes íntimas, dentro de embalagens de comida, algumas vezes colados na própria cabeça e usando uma peruca, para cobrir. Pessoas ligadas a policia e ao governo alegam que muitas vezes os policiais fazem vista grossa na hora da revista, facilitando a entrada de aparelhos para que possam fazer o grampo telefônico e ouvir o que planejam inclusive várias tentativas de fugas em massa foram evitadas a tempo, por culpa dessas escutas.
Muitas vezes, os presos sabem que tem suas conversas telefônicas monitoradas e criaram algumas contramedidas. Um investigador de São Paulo disse que uma vez, tiveram um grupo de detentos que se comunicavam em Frances e tinham alguns códigos. A mesma coisa em mensagens de texto, eles usam códigos e quando os investigadores descobrem os significados, a entrega da droga já aconteceu dias atrás.
Também existem