Roberto gomes camacho e resumo da parte ii do que é sociolinguistica
A sociolinguística correlaciona as variações de natureza lingüística (presentes na expressão verbal) a diferenças de natureza social, enxergando seus fenômenos como acontecimentos estruturados e regulares. Desta maneira, as escolhas lingüísticas feitas pelos falantes, produzindo variações, não ocorrem de forma aleatória, arbitrária e inconseqüente, mas sim de forma sistemática a regular, dentro da propriedade de variação.
Camacho nos fala sobre a variação entre /s/ (presença do fonema) e [Ø] (ausência do fonema /s/), que pode aparecer como indicador de plural, como, conforme citado pelo referido autor, em "os livros / os livro", podendo aparecer também em nomes próprios, como "Carlos / Carlo", não marcando plural, podendo também ser eliminado. O autor considera também o fonema /s/ aparecendo em palavras como "ananás" e "arroz", ao podendo jamais, nestes casos, ser eliminado, pela falta de ocorrência na língua portuguesa de "ananá" e "arrô".
Cita também a diferença entre "meninas" e "Carlos" na sentença "Carlos enganou as meninas na troca de figurinhas", em que o /s/ final de "Carlos" não exerce função, sendo apenas um segmento fonológico, não sendo possível dizer o mesmo do de "meninas", em que o /s/ é indicador de plural. Os sistemas lingüísticos submetidos ao processo de variação fonológica que podem comprometer o aspecto semântico (como, no caso, a pluralidade), aparecem em maior