Resenha I introdu o linguistica 1
Aluna: Vanessa Oliveira Rabelo
Turno: Matutino
Professora: Simoni Floripi Resenha I
Introdução à Linguística II. Princípios de análise. (Resenha)
O texto em suma é introduzido pela seguinte citação: “Para bom entendedor meia palavra basta.” É um provérbio que demonstra a importância da palavra, ou de meia palavra, no caso. As palavras tanto para nossa vida cotidiana, quanta para quem a estuda, que seria o linguista tem uma função primordial e significativa, até mesmo como punho para a comunicação. Ela é uma unidade formal, que é estudada pela morfologia.
A morfologia é o estudo da forma, o estudo da forma das palavras. Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001) apresenta como: “estudo da forma, da configuração, da aparência externa da matéria.” Sabe-se que a morfologia é estudada pela língua portuguesa, entrando no núcleo duro da linguística, entretanto, seu estudo iniciou-se por influência do modelo evolucionista de Darwin.
A morfologia investiga uma série de formas, que vai desde a forma vocabular, e o lexema até as formas de citação. Ela divide-se em morfologia flexional e Morfologia Lexical. O seu estudo é amplo, e permite que a partir de uma palavra se encontre uma série de outras palavras, que no caso são formas diversas de um mesmo lexema, portanto como um novo significado. Ela também permite a flexão de um verbo, por exemplo, não mudando o significado propriamente dito. Tudo isso se divide na morfologia nesses dois grupos citados, e que por ventura ajuda a compreender o principio básico da morfologia.
As línguas de todo o mundo se organizam em três tipos, resumidamente pode-se dizer que elas são organizadas como : isolantes, aglutinadas e flexionais. Essa divisão ocorreu após o estudo comparativo das línguas, no século XIX e não deixou de ser um avanço para os estudos da morfologia. O português, oriundo do Latim é considerado uma língua flexional, já que as raízes se combinam a elementos