Resenha fomos maus alunos
DIMENSTEIN, Gilberto e ALVES, Rubem: Fomos maus alunos. 4◦edição. Campinas – São Paulo: Papirus, 2003.123 p.
1.CREDENCIAIS DOS AUTORES
Gilberto Dimenstein é jornalista,escritor e conferencista. Formado na Faculdade Cásper Líbero, é colunista da Folha de São Paulo e da rádio CBN. Já foi diretor da Folha de São Paulo e correspondente internacional em Nova Iorque. Trabalhou também no Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Última Hora, revista Visão e Veja. Foi acadêmico visitante do programa de direitos humanos da Universidade de Columbia, em Nova York. Por suas reportagens sobre temas sociais e suas experiências em projetos educacionais, Dimenstein foi apontado pela revista Época em 2007 como umas das cem figuras mais influentes do país.
Rubem Alves é autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis. Bacharel e Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia (Ph.D.) pelo Seminário Teológico de Princeton (EUA) e psicanalista. Lecionou no Instituto Presbiteriano Gammon, na cidade de Lavras, Minas Gerais, no Seminário Presbiteriano de Campinas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e na UNICAMP, onde recebeu o título de Professor Emérito. Tem um grande número de publicações, tais como crônicas, ensaios e contos, além de ser ele mesmo o tema de diversas teses, dissertações e monografias. Muitos de seus livros foram publicados em outros idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno.
2. RESUMO DA OBRA
O livro, Fomos Maus Alunos, dos autores Gilberto Dimenstein e Rubem Alves, é um diálogo fluido e bem humorado das próprias experiências do período escolar de cada um deles. Os autores questionam a aparente cristalização dos métodos de ensino nas escolas tradicionais e os vários aspectos do currículo escolar e a educação desenvolvida nas salas de aula.
Os autores comparam a escola a uma caixa de brinquedo, em que a caixa é encantadora, mas o