Escola e educação
Vale ressaltar a importância de Jean-Jaques Rousseau, que apresentou através de suas obras uma revolução no campo metodológico da didática. Sua teorização tinha o seguinte preceito: a aparência metodológica da Didática está embasada através de princípios, e não em regras, transferindo o foco de atenção de acordo as condições relevantes, para o desenvolvimento em harmonia do aluno. Essas ideias de Rousseau não foi contida apenas por ele, mas entre outros teóricos que pensavam esta temática, entre eles Johann Heinrich Pestalozzi.
Na primeira metade do século XIX surge a Pedagogia Científica, tendo como precursor João Frederico Herbart. Essa Pedagogia Científica recebia forte influência da filosofia e da psicologia, que de certa forma influenciava nos aspectos de aplicabilidade da Didática. Essa influência vem a ser vista de forma mais clara com o surgimento da Escola Nova também no século XIX.
Nesse período – século XIX – a Didática oscilou entre dois modos de interpretação, que foi em relação à ênfase dada ao sujeito ou a ênfase dada ao método. Em relação ao sujeito, a Didática se faria a partir do aprendizado através da curiosidade e motivação do mesmo;