Resenha do filme fomos maus alunos
Rubem Alves inicia o primeiro texto a TRAVESSIA dizendo que sua amizade com Gilberto se deu antes de se conhecerem pessoalmente . .Foram ligados pelos escritos que traduziam uma afinidade entre ambos : a curiosidade . Esta relacionada as coisas da vida , do mundo que não faz ponte com os moldes da escola tradicional pois a mesma separa-se da realidade e não condiz ao interesse dos alunos .
Não só os autores acreditam no descompasso inevitável entre os programas escolares e a curiosidade mas também como ele cita ,Roland Barthes e Bettelheim.
Apesar de ambos serem de épocas diferentes , viveram experiencias escolares semelhantes e foram declarados maus alunos . Descrevem a escola como o lugar que não levava a individualidade em consideração e sim programas impostos e fórmulas inquestionáveis , ou seja , o que aprendiam na escola não fazia diferença a fome da curiosidade e sim matava ela a cada dia pois o que era ensinado não despertava o interesse .
A partir da ideia de Gilberto , Rubem aceitou gravar uma conversa informal sobre as experiencias escolares e assim elaboraram este livro .que segundo eles é um amontoado de ideias que não começa e não chega a lugar algum porém que percorre um caminho comprovada pela frase de Guimarães Rosa que diz : o que importa não é nem a partida nem a chegada , é a travessia .
No diálogo denominado A caixa de brinquedo , Rubem compara o mundo e a escola a uma caixa de brinquedos dizendo que a caixa (o mundo ) era o que lhe