Resenha final
Sem duvidas que a economia no Brasil depende – e muito – do que acontece ao redor do planeta , assim como a maioria dos países, porém o brasileiro não acha que seja comum pensar que uma mudança de Governo Federal possa alterar o cenário.
Pode ser possível seguir mudando independente de quem seja o Governante, desde que haja planejamento e um modelo sustentável de desenvolvimento, com investimento na economia, inflação baixa, redução da pobreza, melhor ensino e outros pontos.
Imaginando um cenário em que haja uma reeleição da atual presidenta, acredita-se que mesmo assim deve haver uma mudança no cenário econômico. Hoje a situação não é sustentável a médio e longo prazo, pois a economia brasileira vem apresentando baixo crescimento, inflação alta e déficit em conta corrente. “É difícil saber até quando vai durar este cenário e qual será o desdobramento. Penso que, no caso de ajustes fiscais, haverá mudanças de alguns membros da equipe econômica e, com isso, podemos ter um ajuste fiscal moderado. Hoje estamos vivendo a deterioração da situação econômica Caso haja uma alteração do comando em Brasília, o empresário brasileiro pode precisar ter alguma cautela e buscar melhores formas de reagir à crise futura. A situação hoje não é nada favorável e a tendência é que permaneça assim para os próximos anos – que deverão ser de ajustes. “Os empresários, na minha leitura, já estão sendo cautelosos principalmente nos setores que estão sendo mais atingidos, como a indústria”. É sabido por todos que hoje o Brasil tem uma macroeconomia que está perdendo sua sustentação, que a área fiscal está perdendo credibilidade, o chamado tripé pelos economistas está fragilizado, a microeconomia sofre devido às amarras que cabe ao Governo, que há problemas no setor de saúde, segurança, educação, energia entre outros. Em sua visão, o Governo não investe nestes setores o que deveria investir. Enquanto as empresas privadas investem 25% de seus