RESENHA FINAL
“O QUE É GASTRONOMIA”
RESENHA APRESENTADA À DISCIPLINA A GASTRONOMIA E O GASTRONOMO - PROFA TEREZA OLIVEIRA
MOSART NEVES CAIRES FILHO
SALVADOR
2014
BRAUNE, Renata. O que é gastronomia / Renata Braune com Silvia Cintra Franco – São Paulo: Brasiliense, 2012. Coleção Primeiros Passos; 322.
Nos sete pequenos capítulos que compõem a obra, Renata Braune oferece ao leitor uma viagem através da história com vistas a compreender o significado da gastronomia, a evolução dos seus processos, técnicas e influências. Entender a relação do ser humano com o alimento, a sua função social e a forma como ele é nutrido pelas culturas em que está inserido torna-se imperativo para o entendimento inicial das especificidades da arte gastronômica.
Assim, a autora divide os capítulos de modo a que o leitor possa traçar um panorama da evolução da gastronomia ao longo do tempo e utiliza com bastante força a referência de grandes precursores desta “arte ou ciência” para tal. Afinal, o seu conceito e entendimento derivam essencialmente da forma como a própria civilização se desenvolve em termos políticos, sociais, geográficos e culturais. Além disso, é dada atenção especial à cultura alimentar brasileira, seus elementos, suas heranças e expoentes.
O primeiro capítulo trata de situar o alimento e o ato de alimentar-se segundo um enfoque filosófico. Contempla-se o homem como animal estético e a gastronomia como “arte efêmera”, a qual exige sensibilidade artística, tanto de quem prepara o alimento, quanto de quem usufrui a obra criada. Não menos importante para a autora é a função social da refeição, seus ritos e objetivos a depender da cultura que se observa em determinado período histórico. Da mesma forma, os gêneros alimentícios consumidos refletem a cultura local das sociedades através do tempo.
No segundo capítulo a autora faz um apanhado da evolução da gastronomia, dos movimentos que a impulsionaram e seus grandes precursores. Desde a