Resenha do Livro "O Monge e o Executivo"
O livro nos mostra um modelo de liderança baseado na vontade. O Amor, por sua vez, faz com que aconteçam os serviços e os sacrifícios.
O serviço e sacrifício inspiram autoridade que, por sua vez, sustenta a liderança.
Portanto, qualquer que seja a posição de um líder, em qualquer empresa ou situação, a principal característica desse líder - e de quaisquer outros líderes - é a confiança.
Para haver um líder, esse líder tem que inspirar confiança em quem o segue.
A diferença entre a autoridade e o poder também é abordada.
A autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal, é a capacidade de influenciar as pessoas.
É conseguir que outras pessoas façam o que desejamos.
A autoridade é conquistada por admiração e respeito, conquista a autoridade através da compaixão, exemplo, experiência, entre outras qualidades.
O poder é o exercício da autoridade por meio da força, pode ser sustentado pelo cargo da pessoa que o exerce ou pode ser sustentado através do aliciamento moral.
Um líder tem um papel muito expressivo neste contexto, pois quando usa a autoridade, e não o poder, as pessoas o seguem espontaneamente.
O livro fala a respeito de liderança, aborda um princípio ético, mostrando que o amor é como nos comportamos em relação aos outros e não um sentimento, como o senso comum sugere.
O autor deixa claro que para liderar uma equipe não é necessário ser autoritário, mover a equipe na base da força, coação.
É preciso ter sabedoria, tranquilidade, pois o respeito é conseguido a partir do momento em que se respeita o próximo.