A Questão Social
A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades sociais, surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de politicas sociais em beneficio da classe operária, que estavam em pobreza crescente.
O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja Católica, Estado varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país.
Este trabalho tem como objetivo enfatizar as diferentes formas de expressão da ‘’questão social’’ principalmente na juventude e sua participação no surgimento do Serviço Social.
2. Desenvolvimento
A "expressão “questão social” tem um histórico recente, começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma maneira que aumentava a produção” segundo Netto (2001 p.42).
Nesta fase as indústrias passavam por uma boa fase, aumento na produção e venda por outro a lado na classe operaria aumentava-se o serviço, carga horaria, menos os salários, motivo qual originou uma revolta entre a classe dominada, levando eles a buscarem uma politica publica que intervisse e lutasse pelos seus direitos.
Dentre esta outras causas embalaram a ‘’questão social’’ como, surgimento de novos problemas vinculados ás modernas condições de trabalho urbano, aparecimento da burguesia e proletariado, introdução de uma nova forma de exploração, diferente da escravista e feudal escondida na produção (liberdade) e a pauperização crescente da classe trabalhadora. Essas são algumas questões objetivas do surgimento da ‘’ questão social’’, temos