resenha livro o monge e o executivo
DISCIPLINA – LIDERANÇA E PLANEJAMENTO DA CARREIRA
PROFESSOR: CLAUDIO VICENTE
ACADÊMICO: VANDO CESAR RAULINO
DATA: 20/06/2013
Resenha do livro o Monge e o Executivo
Autor: James C. Hunter
O livro conta a história de John Daily, um executivo aparentemente bem sucedido que aos poucos vê a sua vida começar a ruir, e não entende o porquê.
John Daily é casado, pai de um casal de filhos e gerente de uma grande empresa, começa a passar por muitas dificuldades, tanto no trabalho, quanto em sua vida familiar, onde sua mulher demonstra insatisfação e seus filhos sinais de rebeldia e falta de comunicação. Depois de sua mulher insistir muito, ele decide participar de um retiro em um mosteiro cristão para refletir sobre seus erros e colocar a sua vida profissional e pessoal em ordem.
John tinha um receio que atinge a grande maioria das pessoas, que é o receio de mudar, de admitir que não esteja no caminho certo. O conflito interno do executivo passa a ser o plano de fundo de que trata o livro, que tem como tema principal o significado real da liderança. Toda a historia é contada num mosteiro, através de uma espécie de exílio que por sua vez acontece de forma estruturada e segue uma programação recheada de treinamentos, atividades religiosas e muitos momentos de reflexão, onde demonstrações de humildade, comprometimento com as atividades e de paciência são os principais ingredientes para um bom aproveitamento dos participantes envolvidos nesse evento.
O retiro, descrito e vivenciado na obra, conta com um grupo eclético formado por seis participantes, cada um com características, peculiaridades e funções diferentes diante da sociedade, porém com uma particularidade importante em comum, cada um é líder na sua função.
O grupo é incentivado a discutir os problemas vivenciados pelos seus componentes e a realizar atividades em equipe para resolver seus próprios problemas.
O grande mediador desse processo e de todo o retiro é Leonard Hoffman, um