Resenha do livro Gestão do Relacionamento com o cliente Capitulo 1
RA C56JDJ-3
Resenha Capítulo 1
SILVA, Fábio Gomes; ZAMBON, Marcelo Socorro. Gestão do Relacionamento com o cliente. São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 1 - 16. Para a necessidade de um cliente existe diversos tipo de organizações para suprir as necessidades e desejos, essas empresas também podem ser consideradas como unidade produtoras. Uma unidade produtora é qualquer organização voltada para a produção de mercadorias ou serviços – tanto privada quanto público – com fins lucrativos ou não.
Tipos de clientes enquanto destinatário de produtos:
Cliente final: é o destinatário final do produto. O grupo principal que é formado para as funções são pelas pessoas, familiares ou por empresas. Antes de chegar ao cliente final, o produto passa por outros clientes que são chamados de clientes intermediários.
Cliente intermediário: São todas as unidades produtoras que adquirem os produtos para revender, transformar ou distribuição gratuita, elas não pegam os produtos para elas, mas sim para refazer, transforma e depois assim entregar para o cliente final.
Cliente individual: é aquele que tem a necessidades e desejos que pode ser identificados ou atendidos individualmente. Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas, como uma empresa, uma instituição governamental ou qualquer outra organização.
Cliente coletivo: são aqueles que têm a necessidade, também como individual, mas atendidas de forma coletiva, não tendo como definir com clareza cada integrante do grupo beneficiado pelo atendimento coletivo.
Cliente externo: são os clientes finais dos produtos, mas de uma maneira melhor de se explicar, seria os clientes da empresa.
Cliente interno: no caso seria como para a empresa, como manutenção de equipamentos, administração de projetos etc, ou seja, os próprios funcionários.
Ou seja, para um bom começo de tudo, essa seria só um jeito mais pratico de entender quais são os tipos de cliente que existe dentro de uma empresa, e que cliente não é